Regulamento

Baixar regulamento

Regras e Regulamento “Para Mulheres na Ciência” 2018

1. Introdução

O Programa L’Oréal-UNESCO-ABC “Para Mulheres na Ciência” tem o objetivo de promover e encorajar jovens mulheres brasileiras na Ciência, identificando e premiando jovens cientistas talentosas no campo das Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Nessas áreas percebe-se desequilíbrio de gêneros entre os pesquisadores e a Ciência precisa de mulheres! O Programa homenageia anualmente sete mulheres pela qualidade de suas pesquisas e as encoraja a prosseguir brilhante carreira na Ciência, em qualquer local do Brasil.

As Bolsas-Auxílio são concedidas pela L’Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

2. Sobre as Bolsas-Auxílio

2.1 O Programa de Bolsa-Auxílio seleciona e apoia projetos científicos de qualidade a serem desenvolvidos, durante 12 meses, no Brasil. As pesquisadoras selecionadas devem ter desenvolvido pesquisa no Brasil nos últimos quatro anos. Em caso de visita prolongada a instituição estrangeira, nesse período, a pesquisadora deve ter mantido vínculo científico com instituição brasileira.

2.2 O Programa selecionará sete (7) pesquisadoras.

2.3 As Bolsas-Auxílio serão atribuídas nas áreas de Ciências Físicas (uma Bolsa); Ciências da Vida (Biomédicas, Biológicas e da Saúde; quatro Bolsas); Ciências Matemáticas (uma Bolsa); e Ciências Químicas (uma Bolsa).

2.4 O valor de cada bolsa-auxílio é de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para aplicação em doze (12) meses.

2.5 As Bolsas-Auxílio serão oficialmente concedidas às pesquisadoras selecionadas em outubro de 2018, durante cerimônia em local e data a serem divulgados.

3. Critérios para Elegibilidade

A candidata deverá satisfazer os critérios abaixo especificados. A candidatura que não preencher esses critérios, não será considerada.

3.1 Ter concluído o doutorado a partir de 01/01/2011.

3.2 Propor realizar pesquisa em instituição brasileira adequada ao desenvolvimento do projeto submetido.

3.3 Estar conduzindo pesquisa nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Matemática ou Química.

3.4 Ter “curriculum vitae” atualizado na Plataforma Lattes.

4. Formulário de Inscrição e Documentos Complementares

4.1 A candidata elegível deve preencher os dados e incluir os documentos abaixo no Formulário de Inscrições, disponível no site www.paramulheresnaciencia.com.br a partir de 08 de março de 2018:

www.paramulheresnaciencia.com.br a partir de 08 de março de 2018:

4.1.1 Formulário de Inscrição Eletrônico preenchido;

4.1.2 Mini Resumo e Importância prática e/ou teórica do Projeto de Pesquisa;

4.1.3 Declaração de concordância da(s) instituição(ões) nacional(is), onde a pesquisa será desenvolvida (documentos digitalizados e anexados eletronicamente, em um único arquivo em formato PDF);

4.1.4 Projeto de Pesquisa, incluindo referências bibliográficas (máximo de quatro páginas em formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman, corpo 12, anexado eletronicamente em um único arquivo em formato PDF).

4.2 Cada candidata poderá se inscrever apenas uma vez por edição, apresentando um único Projeto de Pesquisa.

4.3 Candidatas de anos anteriores, que não tenham sido contempladas com o Prêmio, poderão submeter seus Projetos para nova avaliação.

4.4 Não são aceitas inscrições em papel. Todas as inscrições devem ser registradas no site do programa até o dia 04 de maio de 2018.

5. Seleção das vencedoras

5.1 A seleção das sete candidatas vencedoras será feita por um júri composto por 14 (quatorze)) pesquisadores, membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), um representante da L’Oréal Brasil e um representante da UNESCO no Brasil, e será presidido pelo Presidente da ABC. Sua decisão é final e inapelável, não podendo ser contestada ou sujeita a explicações ou justificativas.

5.2 O júri estabelecerá critérios de escolha envolvendo a qualidade e impacto do projeto e do trabalho anteriormente desenvolvido pela candidata. Poderão também ser ponderadas outras características, como a independência e potencialidade da candidata frente ao sucesso do projeto.

5.3 As vencedoras serão informadas no final do processo de seleção. A divulgação deverá permanecer confidencial até data a ser comunicada pela organização do Programa

6. Responsabilidades das ganhadoras das bolsas:

6.1 As pesquisadoras selecionadas deverão desenvolver seus Projetos de Pesquisa no Brasil, durante o período de vigência da Bolsa-Auxílio (12 meses).

6.2 Nas publicações científicas relacionadas ao projeto submetido deverá constar agradecimento à L’ORÉAL-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência, pelo auxílio recebido.

6.3 A escolha para receber a Bolsa-Auxílio deverá ser mantida confidencial até a data estipulada pela organização do Programa, não devendo haver divulgação para a imprensa ou disseminação em redes sociais.

6.4 As ganhadoras deverão concordar em ser fotografadas, filmadas e entrevistadas para fins relacionados ao programa “Para Mulheres na Ciência”. Fotos, vídeos e textos serão usados empublicações e nas mídias audiovisuais/sociais, incluindo, imprensa escrita, televisão, internet, publicações corporativas e exposições, entre outras. A imagem da vencedora pode ser usada para promoção da Ciência. As vencedoras não receberão remuneração por essa atividade promocional.

6.5 As ganhadoras deverão notificar a L’Oréal e a ABC. caso haja mudança do local de trabalho, mudança do local em que a pesquisa será desenvolvida ou desistência.

6.6 Ao final do período de dois anos, as pesquisadoras selecionadas deverão enviar, eletronicamente, à L’Oréal e à ABC, relatório de, no máximo, duas páginas, com breve descrição de como a Bolsa-Auxílio foi aplicada e como ela contribuiu para as atividades de pesquisa, no progresso do projeto científico e no benefício a outros(as) pesquisadores(as) ou à instituição. Eventuais publicações referentes ao projeto deverão ser anexadas.

6.7 L’Oréal e ABC encorajam as pesquisadoras selecionadas a desenvolverem, nos dois anos seguintes, atividades que incentivem a ciência, em escolas de ensino fundamental/médio, a fim de despertar o interesse pela pesquisa nos jovens brasileiros. São sugestões de atividades: palestras, workshops, aulas. Solicita-se que relatório dessas atividades seja enviado eletronicamente à L’Oréal e à ABC.

6.8 As pesquisadoras selecionadas deverão participar da cerimônia oficial e de eventos relacionados ao Prêmio que ocorram ao longo do ano.

7. Cronograma Provisório

• Abertura das inscrições: 08 de março de 2018.
• Encerramento das inscrições: 04 de maio de 2018.
• Seleção pelo Júri: julho de 2018.
• Anúncio das vencedoras: agosto de 2018 (a ser confirmado).
• Cerimônia: 04 de outubro de 2018.

Acesse:
www.paramulheresnaciencia.com.br
www.loreal.com.br
facebook.com/paramulheresnaciencia
twitter.com/mulhernaciencia

Baixar regulamento