“A Fundação L'Oréal e a UNESCO anunciam os nomes de cinco notáveis mulheres cientistas que receberão o Prêmio L'Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência em ciências da vida no dia 22 de março de 2018 em Paris”

13.11.2017

Paris, 13 de novembro de 2017 – A Fundação L’Oréal e a UNESCO anunciam os nomes de cinco notáveis mulheres cientistas que receberão o Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência em ciências da vida no dia 22 de março de 2018 em Paris.

O PRÊMIO L’ORÉAL-UNESCO PARA MULHERES NA CIÊNCIA 2018

As mulheres ainda são sub-representadas em várias áreas, inclusive na Ciência, onde as barreiras ainda são uma realidade. Atualmente, somente 28% dos pesquisadores são… mulheres. Além disso, todos os 9 Prêmios Nobel em Ciência foram atribuídos a homens em outubro deste ano. Desde a criação dos Prêmios Nobel em Ciência, menos de 3% foram concedidos a mulheres.

No entanto, há inúmeras mulheres eminentes na ciência. Durante quase 20 anos, a Fundação L’Oréal, em parceria com a UNESCO, tem homenageado a cada ano 5 extraordinárias pesquisadoras e tem se comprometido a promover a diversidade entre mulheres e homens na Ciência.

AS LAUREADAS DO PRÊMIO L’ORÉAL-UNESCO PARA MULHERES NA CIÊNCIA 2018

As 5 mulheres cientistas homenageadas pelo Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência 2018 foram selecionadas por um júri independente. Este júri foi composto de dez membros altamente renomados da comunidade científica internacional, presidido este ano pela Professora Elizabeth H. Blackburn, Laureada do Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência de 2008 e ganhadora do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2009.

Cada Laureada receberá €100.000 de prêmio em dinheiro por sua notável colaboração para avanços na ciência. Elas serão homenageadas em uma cerimônia que será realizada no dia 22 de março de 2018 em Paris, por ocasião do 20o aniversário do programa L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência.

ÁFRICA E ESTADOS ÁRABES

Professora Heather ZAR
África do Sul
Professora, Hospital Infantil Red Cross War Memorial
Diretora Médica da Unidade do Conselho de Pesquisa (MRC), Universidade de Cape Town, ÁFRICA DO SUL

Medicina e Ciências da Saúde/Pediatria
“Por estabelecer um programa de pesquisa de ponta em pneumonia, tuberculose e asma, salvando a vida de muitas crianças no mundo”.

 

 

 

ÁSIA /PACÍFICO

Professora Meemann CHANG
China
Professora, Instituto de Paleontologia Vertebrada e Paleoantropologia
Membro da Academia Chinesa de Ciências, Pequim, CHINA

Ciências Biológicas/Paleontologia
“Por seu trabalho pioneiro em registros fósseis que levaram a conhecimentos sobre como vertebrados aquáticos se adaptaram à vida na terra”.

 

 

EUROPA 

Professora Caroline DEAN
Reino Unido
Professora, Centro John Innes, Norwich Research Park, Reino Unido

Ciências Biológicas/Biologia Molecular
“Por sua pesquisa pioneira sobre como as plantas se adaptam ao seu entorno e às mudanças climáticas, levando a novas formas de melhoria de plantações”.

 

 

AMÉRICA LATINA

Professora Amy T. AUSTIN
Argentina
Professora, Instituto de Pesquisa em Fisiologia de Plantas Agrícolas e Ecologia (IFEVA) – CONICET, Escola de Agricultura, Universidade de Buenos Aires, ARGENTINA

Ecologia e Ciências ambientais
“Por suas notáveis contribuições para entender a ecologia de ecossistemas terrestres em paisagens naturais e modificadas pelo homem”.

 

 

 

AMÉRICA DO NORTE

Professora Janet ROSSANT
Canadá
Cientista Sênior, The Hospital for Sick Children, Toronto, CANADÁ
Professora Universitária, Universidade de Toronto, CANADÁ
Presidente, Fundação Gairdner Foundation, CANADÁ

Ciências Biológicas/Biologia desenvolvimental
“Por sua notável pesquisa que nos ajudou a entender melhor como tecidos e órgãos são formados no embrião em desenvolvimento”.