Notícia

Projeto da UFPR lança livro de atividades sobre mulheres cientistas no combate a Covid-19

09.06.2020

Passatempos no livreto gratuito lançado pelas professoras do projeto de extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” dá visibilidade ao trabalho de pesquisadoras

 

E se você pudesse aprender mais sobre o trabalho de mulheres cientistas no combate ao coronavírus enquanto brinca de palavras-cruzadas, caça-palavras ou colore desenhos? Isso já é possível graças a uma iniciativa de professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do projeto de extensão universitária “Meninas e Mulheres nas Ciências”. Juntas, elas lançaram um livro gratuito com passatempos que abordam o protagonismo de mulheres que lutam contra a Covid-19, além de informações úteis como formas de prevenção da doença. O objetivo? Destacar a representatividade feminina e empoderar futuras cientistas!

 

“Não escutamos falar sobre mulheres cientistas, apenas dos homens. O foco do nosso projeto é motivar meninas a seguirem a carreira científica dando visibilidade para mulheres que contribuíram para o conhecimento na área, além de cientistas contemporâneas”, conta Camila Silveira, professora do departamento de Química e coordenadora do projeto.

 

Passatempos em linguagem acessível ajudam a informar de maneira lúdica sobre o contexto atual

 

Segundo as idealizadoras Alessandra Barbosa, Camila Silveira, Camilla Oliveira, Clarice Amaral, Glaucia Pantano e Tatiana Simões, o livro busca utilizar linguagem leve para que as atividades lúdicas possam atingir todos os públicos. Assim, em meio ao isolamento social,  crianças, jovens e adultos têm a chance de passarem o tempo enquanto são apresentados a figuras importantes como a biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus, uma das mulheres que sequenciou o genoma do novo coronavírus, ou mesmo June Almeida, virologista escocesa que descobriu o primeiro coronavírus humano. 

 

Além disso, os passatempos ainda oferecem informações sobre a importância de higienizar as mãos, ou a relevância da matemática no combate ao vírus, por exemplo, trazendo uma série de mensagens relevantes sobre o contexto atual. Para a professora do departamento de Física, Alessandra Barbosa, essa é uma oportunidade de “informar de maneira mais acessível, mostrando o quanto a Ciência é bonita e precisa ser compartilhada”. 

 

Ficou curiosx para ver o projeto de perto? Clique no link aqui para acessar o livro gratuitamente no link e compartilhe a novidade com amigxs!