Notícia

Prêmio Internacional L’oréal-Unesco For Women In Science recebe indicações de cientistas de ciências físicas até 20 de Junho

02.06.2016

Pesquisadoras devem ser indicadas por cientistas qualificados até o dia 20 de junho

Paris, junho de 2016 – Está aberta a “Convocação de Indicação” para a 19a edição do Prêmio L’Oréal- UNESCO For Women In Science, que reconhece a carreira de mulheres cientistas. Cientistas do mundo inteiro podem indicar candidatas elegíveis no site www.fwis.fr/en/awards.

Criado em 1998, a edição internacional do programa L’Oréal-UNESCO For Women in Science identifica e dá suporte para mulheres eminentes na Ciência ao redor do mundo. Todo ano, 5 Laureadas são reconhecidas por suas contribuições para o avanço das Ciências da Vida ou Ciências Físicas, em anos alternados. Nos últimos 18 anos, o programa homenageou 92 notáveis cientistas, incluindo duas que chegaram a ganhar o Prêmio Nobel. Seis brasileiras já incluíram seus nomes no time de estrelas da ciência do prêmio internacional: Mayana Zatz (Genética – USP), em 2001; Lucia Previato (Microbiologia – UFRJ), em 2004; Belita Koiller (Física – UFRJ), em 2005; Beatriz Barbuy (Astrofísica – USP), em 2009; Marcia Barbosa (Física – UFRGS), em 2013; e Thaisa Bergmann (Física – UFRGS), em 2015.

Em 2017, o prêmio internacional celebrará cinco pesquisadoras de destaque na área das Ciências Físicas (química, física, astronomia, entre outras), que trabalham em uma das seguintes regiões: África &
Países Árabes, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. Cada uma das cinco cientistas receberá um prêmio de 100 mil euros para avançar com sua pesquisa.

A “Convocação de Indicação” está aberta até o dia 20 de junho de 2016. As pesquisadoras só podem ser indicadas por cientistas qualificados (o título de doutorado é um requisito mínimo). Um júri internacional independente formado por notáveis cientistas se reunirá em setembro para fazer a seleção final.

Indique uma candidata para o Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência 2017 no site www.fwis.fr/en/awards

Manifesto Para Mulheres na Ciência
A Fundação L’Oréal e a UNESCO também convidam a comunidade científica a assinar o Manifesto For Women in Science para incentivar o público a acelerar o ritmo de mudanças para as mulheres nas ciências.

Assine o Manifesto em http://www.fwis.fr/?locale=pt

Sobre a Fundação L’Oréal
Acompanhar. Valorizar. Comunicar. Apoiar. Mover fronteiras. As convicções, os valores centrais que movem o compromisso da Fundação L’Oréal com as mulheres todos os dias. Um compromisso dividido em duas áreas principais – ciência e beleza.
Através de seu programa For Women in Science, uma parceria mundial com a UNESCO, a Fundação L’Oréal motiva meninas no Ensino Médio a seguirem carreiras científicas, apoia pesquisadoras e premia a excelência em uma área onde as mulheres continuam subrepresentadas.
Através de seus programas de beleza, a Fundação auxilia mulheres afetadas por doenças, que são economicamente desfavorecidas ou isoladas, a recuperarem o seu senso de autoestima e de feminilidade para se sentirem melhor e terem uma aparência melhor. Suas ações também incluem oferecer programas de treinamento para profissões na área de beleza.

Sobre a UNESCO
Desde a sua criação, em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura apoia a cooperação científica internacional como um catalizador para o desenvolvimento sustentável e para a paz entre os povos. A UNESCO ajuda países no desenvolvimento de suas políticas públicas e na construção de suas capacidades nas áreas da ciência, tecnologia, inovação e educação científica. Além disso, a UNESCO lidera diversos programas intergovernamentais para a gestão sustentável de água doce, dos oceanos e dos recursos terrestres, para a proteção da biodiversidade e para promover o papel da ciência no combate às mudanças climáticas e nos desastres naturais. Para alcançar estes objetivos, a UNESCO está comprometida com o fim de todo tipo de discriminação e em promover a igualdade entre mulheres e homens.