Notícia

L’Oréal Brasil, UNESCO e ABC abrem inscrições do Para Mulheres na Ciência: saiba como participar!

09.03.2020

O programa que comemora sua 15ª edição vai premiar sete mulheres cientistas com bolsa-auxílio de R$50 mil cada

 

Atenção, jovens cientistas que querem fazer história na Academia: já estão abertas as inscrições para a 15ª edição do programa Para Mulheres na Ciência! A iniciativa, que é realizada desde 2006 pela L’Oréal Brasil em parceria com a UNESCO e a Academia Brasileira de Ciências, tem o objetivo de incentivar a entrada de mulheres no universo científico para favorecer o empoderamento feminino e a igualdade de gênero no cenário brasileiro. Por isso, todos os anos, sete pesquisadoras promissoras de diferentes áreas da Ciência são escolhidas e premiadas com uma bolsa auxílio de R$50 mil cada para darem prosseguimento aos estudos e contribuírem cada vez mais com o desenvolvimento da ciência no país.

 

As inscrições devem ser feitas no site do programa de 9 de março a 8 de maio, e as vencedoras serão anunciadas a partir de agosto. Confira abaixo quais são os pré-requisitos para se candidatar e anote as dicas para fazer a inscrição. Não perca tempo!

 

Quem pode se inscrever no programa Para Mulheres na Ciência?

 

Só pode concorrer ao Prêmio Para Mulheres na Ciência as pesquisadoras que tenham concluído o doutorado a partir de janeiro de 2013 e estejam conduzindo pesquisas no Brasil nos últimos quatro anos dentro das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. Além disso, é preciso ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes e propor realizar pesquisa em instituição brasileira adequada ao desenvolvimento do projeto submetido.

 

Dica: tenha todos os documentos e informações em mãos antes de começar a inscrição no site

 

Ao preencher o formulário de Inscrição e Documentos Complementares, é preciso incluir todos os dados e documentos solicitados de uma vez. Nessa etapa, como não é possível salvar parte do formulário ou pausar o processo para depois de recomeçá-lo, a dica é olhar o regulamento completo disponível aqui, se certificar de todos os arquivos e informações solicitadas e tê-las à mão antes de iniciar a inscrição. Assim não vai ter erro!

Quer um incentivo para não ficar de fora? Ao longo dos 15 anos do programa,  96 cientistas brasileiras já foram premiadas e homenageadas por suas contribuições para a Ciência. E aí, vai ficar de fora? Faça sua inscrição neste link e seja o novo nome no hall de vencedoras!