Notícia

Inscrições abertas até 13 de julho para edição 2019 do L’Oréal-UNESCO For Women In Science

26.06.2018

Candidatas de todo o mundo das áreas de Matemática, Ciências da Computação e Ciências Físicas podem ser indicadas

O L’Oréal-UNESCO For Women In Science (FWIS) recebe até o dia 13 de julho de 2018 indicações de cientistas para a sua edição de 2019. A premiação reconhece cinco notáveis pesquisadoras ao redor do mundo por suas contribuições para o avanço da ciência. Pela primeira vez, o prêmio designará, além das Ciências Físicas, cientistas de Matemática e Ciência da Computação. As laureadas pelo programa receberão, cada uma, uma bolsa de 100 mil euros para que possam continuar trabalhando em seus projetos de pesquisa.

Para serem elegíveis, as candidatas devem, entre outras exigências, ter suas excelências científicas reconhecidas pela comunidade internacional, estar envolvidas de forma ativa na pesquisa científica e não podem estar, direta ou pessoalmente envolvidas, com o FWIS em seu país.

Saiba quem pode indicar candidatas brasileiras e quais são os critérios de seleção

Diretores de universidades e instituições científicas, membros da Academia Brasileira de Ciências, professores permanentes, titulares de pesquisa e antigas laureadas do prêmio podem indicar as pesquisadoras.

Os critérios de seleção das candidatas incluem:

  1. A contribuição notável da candidata para o avanço geral da ciência;
  2. O impacto do corpo de trabalho da candidata no estado atual de seu campo na ciência (número, qualidade e impacto das publicações, apresentações em conferências, patentes…);
  3. O reconhecimento da candidata por pares dentro de sua comunidade;
  4. Os compromissos da candidata com a educação através de publicações, atividades de ensino, mentoria, etc.

Veja o regulamento completo aqui!

Valorização e empoderamento de mulheres na ciência

Desde sua criação, em 1998, o prêmio For Women in Science reconhece e premia os avanços científicos trazidos por pesquisadoras mulheres, que representam apenas 30% dos especialistas do meio. As regiões contempladas são África e Estados Árabes, Ásia-Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte. No Brasil, o Programa L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência é feito em parceria com a Unesco do Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) há 13 anos e seleciona anualmente os trabalhos de sete pesquisadoras de diferentes especialidades.