Notícia

Conheça a designer Carla Fernandes, vencedora do Concurso de Logo Comemorativo pelos 15 anos do Para Mulheres na Ciência

16.03.2020

Formada em Arquitetura e apaixonada por Design, Carla conta que levou apenas um dia para criar o logo e enviar a proposta

 

Já conferiu o novo logo comemorativo do Para Mulheres na Ciência 15 anos? Quem assina a arte é Carla Fernandes, vencedora do concurso criativo lançado em fevereiro para escolher o logotipo de celebração da 15ª edição do programa. Fã do Para Mulheres na Ciência, ela conta que ficou sabendo da oportunidade através da nossa página no Facebook, se animou com a possibilidade de ganhar o curso online da Perestroika e decidiu enviar sua proposta. “Mesmo sem estar confiante de que ganharia, pensei: se eu não enviar, eu já perdi, se enviar, tenho uma chance”, conta. O resultado? O logo de Carla foi escolhido e será usado em todas as divulgações do evento!

 

Que tal saber mais sobre essa história? Conversamos com Carla para saber como foi participar do processo, o que significa ganhar o concurso e, de quebra, descobrimos um pouco mais sobre sua paixão pelo design. Continue lendo e confira!

 

Para Mulheres Na Ciência: Qual foi a sua reação ao saber que tinha ganhado o concurso?

 

Carla Fernandes: Fiquei muito feliz! No dia que enviei a proposta, fui pesquisar um pouco mais sobre o curso da Perestroika e isso me empolgou. Mesmo sem estar confiante de que ganharia, pensei: “se eu não enviar, eu já perdi, se enviar, tenho uma chance”. Compartilhei com meus amigos e familiares após a divulgação e todos ficaram tão empolgados quanto eu.

 

PMNC: Qual foi a sua inspiração para criar a logo do projeto e em quanto tempo finalizou a arte?

 

CF: Sinceramente, eu não sei (risos)! A maioria dos projetos que já fiz na vida só aconteceram. Uma xícara de café, um lápis e um caderno na mão, olhando referências e tentando me inspirar em coisas que outros designers incríveis já realizaram. Para o concurso, em um dia tive a ideia, fiz um croqui, passei pro Illustrator e enviei a proposta.

 

PMNC: Pra você, o que significa colaborar com a identidade visual de um projeto de empoderamento feminino na ciência?

 

CF: Para mim, significa muito! Como mulher e feminista, poder colaborar com um programa tão incrível como o Para Mulheres na Ciência é enriquecedor. Como a descrição do prêmio já diz, a ciência precisa de mulheres. A igualdade de gênero é essencial. Muitas mulheres incríveis marcaram a história trazendo avanços em campos fundamentais para a evolução do mundo como conhecemos hoje. A maioria dessas mulheres não eram reconhecidas nem valorizadas. Mas isso está mudando, e nós mulheres estamos mostrando que o nosso lugar é onde a gente quiser!

 

PMNC: Como é a sua relação com o design? Trabalha com isso há quanto tempo?

 

CF: Eu diria que ela começou desde que eu tinha uns 8 anos. Após isso, o tempo foi passando e meu interesse por design crescendo. Fiz meu ensino médio em uma escola técnica, e lá cursei Geração de Multimídia – foi quando pude ter certeza de que era apaixonada por essa área. Comecei a graduação em Design, fiz por 1 ano e meio, até que passei para Arquitetura e Urbanismo na UFRJ e troquei de curso. Contudo, nunca deixando de fazer meus freelas. Em 2018, iniciei meu primeiro emprego projetando e colaborando em vários produtos digitais, e também projetando cenários para programas de canais no YouTube. Atualmente, trabalho numa agência na área de cenografia e design de produto voltados para visual merchandising.