Notícia

Calendário da Fiocruz homenageia cientistas negras e pioneiras no Brasil

15.01.2020

Desenvolvido pela estudante Joselí dos Santos, iniciativa conta histórias de mulheres pioneiras na Ciência


Acompanhar a passagem dos meses do ano descobrindo mais sobre as mulheres cientistas negras do Brasil é o que propõe o calendário desenvolvido pela estudante Joselí Maria Silva dos Santos, sob a orientação da professora Hilda da Silva Gomes, para o curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência da Fiocruz. Hoje, a iniciativa que era para ser apenas um trabalho de conclusão de curso tornou-se referência para diferentes instituições de ensino e, principalmente, para meninas negras que buscam seguir carreiras científicas. 

 

Calendário homenageia mulheres negras pioneiras em suas áreas e destaca datas importantes para o movimento negro

No anuário, cada mês do ano de 2020 é ilustrado por uma mulher negra importante para a ciência brasileira. O ano começa com Enedina Alves Marques, a primeira mulher negra no Brasil a se formar em Engenharia e ter essa graduação no estado do Paraná. Com o passar dos meses e das páginas, revelam-se antropólogas, físicas, químicas e diferentes mulheres pioneiras em todos os tempos, como Sonia Guimarães, a primeira negra brasileira doutora em Física e professora no ITA, tendo ingressado em 1993, quando a instituição ainda não aceitava mulheres como estudantes.

Para fechar o ano, o calendário traz Anna Maria Benite. Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, ela é doutora e mestre em Ciências e Licenciada em Química pela UFRJ e atua como professora associada e coordenadora do PIBID QUÍMICA na Universidade Federal de Goiás. Junto com cada uma delas, é possível conferir no lugar dos feriados que costumam vir em destaque algumas das datas mais importantes para o Movimento Negro e de Igualdade de Gênero, como a Lei Euzébio de Queiroz, em setembro, que extinguiu o tráfico de escravos no Brasil e Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, em julho. 

Para conferir o calendário na íntegra, acesse:  https://drive.google.com/file/d/1FTRA9QN5zH2SeaV8gvWj7yHYQ65mCSF_/view